Desburocratização e simplificação da legislação urbanística como elemento indutor de sustentabilidade

Autores

  • Pedro de Menezes Niehbur Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Autor
  • Raquel Iung Santos CESUSC Autor
  • Pedro Duarte Rodrigues Guimarães PUC/PR Autor

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desburocratização, Simplificação, Legislação urbanística

Resumo

Com a maioria da população mundial residindo em cidades, a promoção da sustentabilidade demanda, das sociedades atuais, a criação e o fomento de medidas voltadas ao ambiente urbano. Um dos principais problemas observados nesse espaço são as construções irregulares. Sem o devido licenciamento, cria-se uma cidade à margem da lei, inacessível a serviços públicos e ao mercado formal. Muito desse problema é provocado pela burocracia associada ao licenciamento da atividade edilícia. A maior parte da legislação urbanística vigente impõe aos cidadãos padrões de construção desatualizados e minuciosos, inadequados às demandas atuais da sociedade. O presente artigo busca entender de que forma a desburocratização e a simplificação das normas municipais pode promover a sustentabilidade no ambiente urbano. Para tanto, primeiro investiga-se o conceito de sustentabilidade e sua relação com as normas urbanísticas. Na sequência, faz-se um breve panorama histórico da legislação urbanística no Brasil. Ao final, analisa-se as tendências recentes à simplificação do controle edilício, defendidas pela ONU e demais entidades especializadas, e os esforços adotados por algumas cidades brasileiras nesse sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro de Menezes Niehbur, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Professor das disciplinas de Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade de Lisboa).

  • Raquel Iung Santos, CESUSC

    Pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico pela Faculdade CESUSC. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Advogada

  • Pedro Duarte Rodrigues Guimarães, PUC/PR

    Pós-graduando em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Advogado.

Publicado

20.05.2025

Edição

Seção

Artigos (científicos ou técnicos de interesse municipal)

Categorias

Como Citar

Desburocratização e simplificação da legislação urbanística como elemento indutor de sustentabilidade. (2025). Revista Da Procuradoria-Geral Do Município De Joinville, 1(2), 153-170. https://ojs.joinville.sc.gov.br/index.php/revistapgm/article/view/26

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.