Mecanismos institucionais para o controle das despesas com o funcionalismo público

Autores

Palavras-chave:

Finanças públicas, Limites de gastosc com pessoal, Mecanismos de controle

Resumo

Empregando o método dedutivo, o presente artigo objetiva entender quais são os limites de gasto de pessoal no serviço público, bem como os mecanismos de controle. Para tanto, os objetivos propostos são: i) apresentar breves considerações sobre finanças públicas e medidas de contenção de gasto com pessoal previstas na Carta Magna; ii) analisar os limites de despesa com o funcionalismo público - estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -, e os institutos e conceitos necessários para realizar essa aferição; iii) discorrer sobre os meios para controlar os gastos públicos, quando do atingimento de cada um dos limites estabelecidos na legislação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franciano Beltramini, UNICURITIBA

    Doutorando e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela UNICURITIBA. Procurador do Município de Joinville, Advogado e Pesquisador do CNPq, integrante do grupo de pesquisa “Impacto do regramento da proteção de dados nas relações do trabalho” do Programa de PósGraduação em Direito da UNICURITIBA.

Publicado

20.04.2024

Edição

Seção

Artigos (científicos ou técnicos de interesse municipal)

Categorias

Como Citar

Mecanismos institucionais para o controle das despesas com o funcionalismo público. (2024). Revista Da Procuradoria-Geral Do Município De Joinville, 1(1), 157-171. https://ojs.joinville.sc.gov.br/index.php/revistapgm/article/view/8

Artigos Semelhantes

1-10 de 27

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.