Quatro anos na Advocacia Pública
Interações entre público e privado
Palavras-chave:
Advocacia Pública, Advocacia Privada, Gestão de Procuradorias, Avaliação de Risco, Gestão por ResultadosResumo
Qual é a importância de um gestor para uma instituição pública? Qual é o legado que a maior instância de decisão de um órgão público pode deixar? Que contribuições a interação entre a advocacia privada e a advocacia pública pode deixar?
Essas são questões dificilmente debatidas no âmbito acadêmico, justamente em razão da grande marca do pragmatismo atrelada ao dever de resposta aos questionamentos. É por meio da técnica de entrevista de uma profissional que vivenciou esses desafios que se pretende, de um ponto de vista contributivo, apresentar as percepções dessas problemáticas nessa seção. A entrevista seguinte foi conduzida no âmbito da Procuradoria-Geral do Município, com o auxílio dos Procuradores-Executivos Janaína Elisa Heidorn e Felipe Cidral Sestrem (especialmente quanto à revisão dos questionamentos e da forma de condução), a partir de questionário aplicado à gestora da Pasta, Dra. Christiane Schramm Guisso, que respondeu às doze perguntas sequenciais abaixo indicadas.
A entrevista foi realizada em Fevereiro de 2025, no próprio órgão público municipal, a partir das perspectivas obtidas ao longo dos últimos quatro anos à frente da maior Procuradoria-Geral do Município, no Estado de Santa Catarina. Foi realizada inquirição oral, por meio de entrevista pessoal, com tomada de nota dos Procuradores-Executivos e, posteriormente, traduzida em texto corrido, submetido à validação da entrevistada, trabalho que consta nas páginas seguintes.
Apresentamos, esquematicamente, os resultados da sessão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Compartilhar. Você pode copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que observados os termos do Regulamento da Revista e as demais disposições.
Adaptar, remixar, transformar e criar a partir do material. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeito os termos da licença.
Atribuição. Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoie você ou o seu uso.
Não Comercial. Você não pode usar o material para fins comerciais.