A Renúncia do direito de propriedade e seus efeitos perante a Fazenda Pública

Autores

  • Naim Tannus Procuradoria Geral do Município de Joinville-SC Autor

Palavras-chave:

Renúncia do Direito de Propriedade. Natureza Jurídica. Condições para produzir seus efeitos perante a Fazenda Pública. Adequação ao princípio da função social da propriedade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise quanto à natureza jurídica da renúncia do direito de propriedade e dos seus efeitos perante a Fazenda Pública, diante de casos concretos apresentados pela Secretaria Municipal da Fazenda. Foram analisadas as condições para o seu reconhecimento, autorizadoras da alteração do cadastro imobiliário e das suas implicações quanto aos ônus e obrigações incidentes sobre o imóvel, principalmente quanto ao IPTU, a partir da comunicação da renúncia. E, por final, há uma abordagem da renúncia do direito de propriedade frente ao princípio da função social da propriedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

15.12.2025

Edição

Seção

Artigos (científicos ou técnicos de interesse municipal)

Categorias

Como Citar

A Renúncia do direito de propriedade e seus efeitos perante a Fazenda Pública. (2025). Revista Da Procuradoria-Geral Do Município De Joinville, 1(3), 194-217. https://ojs.joinville.sc.gov.br/index.php/revistapgm/article/view/45

Artigos Semelhantes

11-20 de 48

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.