A judicialização dos casos de licença para tratamento de saúde dos servidores públicos do Município de Joinville/SC

Autores

  • Thiago Felippe de Amorim PGM de Joinville Autor
  • Samuel Rodolfo Santos Gouveia Autor

Palavras-chave:

Licença para tratamento de saúde, motivação do ato administrativo, perícia judicial, assistente técnico

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os casos de licença de tratamento de saúde dos servidores públicos do Município de Joinville usando técnicas dedutivas. O instituto que está sendo discutido agora é apoiado pela Lei Complementar nº 266/08, conhecida como Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Joinville. Sua finalidade é garantir que os servidores que estiverem temporariamente incapacitados para trabalhar sejam afastados do trabalho, até a sua recuperação. No entanto, o Estatuto dos Servidores exige que a junta médica oficial do município verifique as condições de saúde do requerente antes de ratificar a solicitação de afastamento temporário. Caso o atestado seja recusado por um médico do trabalho municipal, a justificativa deve ser suficiente para evitar discussões e possível anulação da decisão administrativa pelo Poder Judiciário. Além disso, poder-se-á analisar casos concretos, destacando a importância da perícia judicial e do acompanhamento dos atos processuais pelo assistente técnico da municipalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Felippe de Amorim, PGM de Joinville

    Coordenador do Núcleo de Relações Laborais da Procuradoria-Geral do Município de Joinville/SC; advogado licenciado pela OAB/SC (inscrição nº 41.501). Graduado em Direito pela Faculdade Cenecista de Joinville - FCJ e pós-graduado em Direito Processual Civil, pela Faculdade Damásio de Jesus e em Gestão Tributária (MBA), pela Facuminas.

  • Samuel Rodolfo Santos Gouveia

    Acadêmico do curso de Direito na Faculdade Anhanguera de Joinville/SC, Estagiário da Procuradoria-Geral do Município de Joinville/SC, atuante na área de executivo fiscal e nos núcleos de relações laborais e saúde, educação, direitos difusos e assistência social.

Publicado

20.05.2025

Edição

Seção

Artigos (científicos ou técnicos de interesse municipal)

Categorias

Como Citar

A judicialização dos casos de licença para tratamento de saúde dos servidores públicos do Município de Joinville/SC. (2025). Revista Da Procuradoria-Geral Do Município De Joinville, 1(2), 196-218. https://ojs.joinville.sc.gov.br/index.php/revistapgm/article/view/28

Artigos Semelhantes

1-10 de 30

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.